Modernizar os processos públicos administrativos já se tornou essencial para as administrações municipais que buscam mais eficiência para atender as demandas internas e dos cidadãos. Para isso, o caminho a ser seguido é digitalizar estes, optando por uma solução que atendam de fato pela simplicidade e originalidade para gestão e que a prefeitura que torne completamente dispensável o uso do papel na comunicação, registro e andamento de solicitações.
As vantagens da digitalização são muitas e vão além da desmaterialização dos documentos: permite desde a padronização de fluxos, redução de custos e aumento da produtividade, até a promoção de um governo mais transparente e participativo. Ao adotar sistemas digitais que tragam inovação na gestão de prefeituras, é possível alterar o modus operandi tradicional e ter celeridade e qualidade no atendimento das demandas da gestão e dos cidadãos.
No entanto, muitos acreditam que este tipo de solução só cabe às grandes cidades, o que não é verdade. Com o avanço e popularização das tecnologias, administrações de todos os portes podem mudar a forma de atuação. Um exemplo de que isso é possível em pequenas cidades são as soluções em nuvem ou cloud ou ainda plataformas de SaaS, que em geral são perfeitas para atenderem fluxos mais simples.
As cidades menores podem superar as dificuldades de uma equipe reduzida para registrar as solicitações, apostando na efetividade da comunicação interna ao utilizar memorandos, ofícios ou protocolos eletrônicos. As grandes cidades, que são estruturadas por mais secretarias e outras instituições, também podem ter ganhos se optarem por sistemas automatizados que atendem os fluxos de acordo com o rito de cada órgão.
Tiago Ferreira
CEO da Foco Smart